Scrapbook digital

O que é ScrapBooking Digital?

Scrapbooking é a arte de criar álbuns de recordação com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas e vários outros elementos. Trocando em miúdos, trata-se de um álbum de fotos, digamos, mais caprichado e elaborado... que muita gente já faz e nem sabe que o passa-tempo tem nome gringo.

A prática já existe há mais de 100 anos e é uma verdadeira febre nos EUA e Europa. Há poucos anos, algumas designers começaram a reproduzir o material do Scrapbooking artesanal no computador, usando programas como Photoshop. Assim nasceu o que hoje é chamado de Scrapbooking Digital.

Com a popularização das máquinas de tirar retrato digitais o Scrapbooking no computador vem crescendo como hobby também no Brasil e é uma forma bem bacana de organizar as imagens que só se multiplicam nos nossos HDs.

De uma maneira geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode–se usar esta técnica também para fazer convites, cartões comemorativos,decorar festas, caixas, peças de madeira, agendas, marcadores de livro, livro de assinaturas,lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir.

História da Arte do ScrapBooking

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecendo nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente EUA, mostrou grande interesse pela arte.

Os materiais mais utilizados são: papéis acid free, cola acid free, adesivos 3D, fotos, canetas acid free, linhas, botões, ilhóses,tinta acrílica, ferramentas como furadores, cortadores de círculos, máquinas manuais e digitais de corte e papel e tecido, e tudo o que possa conferir mais beleza e harmonia, guardando assim o momento registrado nas fotos, sem o risco de desbotar,amarelar, manchar ou se descolar com o tempo.